Video-games atuais: “armas”

10 nov

Começarei com os fatos:

“Um jovem rapaz de 23 anos, vai à sua ex-escola por volta das 08:30 da manhã, afirmando que iria dar uma palestra. Entrando já na sala de aula, ele começa a efetuar disparos contra turma”

Na cabeça do povão:

“Um jovem rapaz de 23 anos, depois de uma partida efetiva de Modern Warfare na noite passada com seus colegas, entra ne uma escola por volta das 08:30 da manhã no estilo Solid Snake e resolve fazer uma palestra de defesa alá Phoenix Wright para uma turma. Entrando na sala, muda de idéia e resolve invocar as Blades Of Athena e assim começa a massacrar a turma.”

O que leva vocês, a pensarem que um cara de 23 anos iria acabar com sua vida brincando de Mortal Kombat na vida real? Não estou dizendo que video-games não influenciam a violência. Porém, o povo culpa algo que se compara ao que passa na televisão, cinema e até alguns esportes (UFC e MMA).
É claro que não vamos deixar crianças de 5 anos jogarem esse tipo de coisa, ja é de mais.

Mas video-games, tem benefícios e não são poucos. Ao contrário de alguns outros meios de “violência” que o povão critica

Visão

Jogos de ação podem ajudar a aguçar a visão e até mesmo curar a ambilopia, conhecida como “olho preguiçoso”. Nesta condição, a visão de um olho é pior que a do outro, e o tratamento é muitas vezes feito com o uso de um tapa-olho. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que uma hora de vídeo game pode melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos. Além disso, um estudo da Universidade de Rochester (EUA) descobriu que jogos de tiro em primeira pessoa melhoram a visão ao aumentar a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo.

Cérebro

Jogar Tetris, um dos mais antigos e mais populares vídeo games, pode aumentar a eficiência do cérebro. Pesquisadores de Albuquerque (EUA) realizaram os testes com 26 garotas adolescentes que jogaram Tetris durante 30 minutos diários durante três meses. O estudo descobriu que as jogadoras desenvolveram um córtex mais espesso que aquelas que não jogaram. Além disso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estar ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditivas. Jogue Tetris aqui.

Equilíbrio

Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, testaram o vídeo game Wii em pacientes com doença de Parkinson. Depois de seis semanas de treinamento diário por 30 minutos com o Wii Fit, de exercícios físicos, e 15 minutos de Wii Sports, com esportes, os participantes do estudo melhoraram significativamente o equilíbrio. Os pesquisadores acreditam que treinamentos deste tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com este problema.

Boa forma

Jogos como “Dance Dance Revolution” e “In The Groove” faziam a alegria de muitos adolescentes em shopping centers e em casa, sobre os tapetes apropriados para a dança. Agora, o Wii Fit permite que os jogadores realizem várias atividades físicas, como surf, boxe e danças sem nem sair de casa. Algumas academias já até integraram os vídeo games para as atividades físicas.

Coordenação motora

Pesquisas mostram que vídeo games podem aumentar a coordenação motora e a coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado na Universidade de Iowa (EUA) mostra que jogar três horas semanais de vídeo games ajuda a cirurgiões terem menos erros em procedimentos pouco invasivos. Os jogos também ajudaram os médicos a realizar os procedimentos mais rapidamente.

Fonte

Agora eu te pergunto. Video-game é tão violento assim perto daquele filme de ação que você vê no cinema? ou aquela luta de UFC/MMA que você acompanha?

Acho que não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: